Translate this blog into any language...

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Full Service!!!! Ravioli de Burrata com Shimeji e Funghi

Boa tarde!!!

Andei novamente afastado dos posts devido ao trabalho e ao MBA. O MBA principalmente tem me deixado pouco tempo nos finais de semana quando me dedico a tentar coisas novas ou aprimorar e treinar receitas antigas.

Entrei de férias há dez dias atrás e fui para Buenos Aires. Me encantei com a comida, restaurante e vinhos. Gostei muito do restaurante Las Cabreras com excelente carne, acompanhamentos e serviço.  Foi o meu favorito sem dúvida.

Para terminar as férias em grande estilo resolvemos fazer uma super almoço para o Laerte, pai da Carol e meu sogro aqui em casa. O objetivo foi servir algo de alto nível com a nossa cara! 

Nosso menu foi o seguinte se vocês quiserem usar em casa:

1)      Couvert com pães, azeites, manteiga de gorgonzola e patê.
2)      Entrada: Mini Berinjela a Parmeggiana
3)      Prato Principal: Raviolis de Burrata com Molho de Shimeji e Funghi
4)      Sobremesa: Sorvete de Creme com Doce de Leite e Morangos

Vamos a todas as receitas e fotos ai abaixo:

1)      Manteiga de gorgonzola

Muito simples e fácil de fazer. É só bater 50g de manteiga com 100g de gorgonzola no processador de alimentos. Se quiser um gosto mais fraco de gorgonzola substitua gorgonzola por mais manteiga. Reserve na geladeira e retire um pouco antes de servir para que fique na consistência certa.


2)      Mini Berinjela a Parmeggiana

A inspiração veio do site abaixo, que sigo, com algumas alterações.


Ingredientes:

1 berinjela média
Molho de tomate (cerca de 100g) – para uma receita rápida use aproximadamente 150ml de passata de tomate com tomates picados com azeite  e pedaços de manjericão fresco picado – cozinhe por meia hora até ficar consistente)
Queijo parmesão
Mozzarela de búfula cortada em pedacinhos
Azeite de oliva
Manjericão
Sal e pimenta do reino a gosto

Em uma travessa, coloque as fatias de berinjela e regue com um pouco de azeite de oliva, pimenta do reino e sal. Leve ao forno pré-aquecido a 200C por 20 minutos. Após 10 minutos, vire para que asse dos dois lados.

Quando já estiverem assados, monte por camadas: em cada fatia coloque um pouco de molho de tomate e espalhe com a colher. Coloque mozzarela, manjericão fresco  e finalize com o queijo parmesão ralado, sal e pimenta do reino. Faça três camadas e coloque no forno por alguns minutos até derreter bem o queijo e criar uma crostinha com o parmesão na parte de cima.

Veja o meu resultado abaixo, finalizei com um pouco de azeite aromático de manjericão, comprado em Sorrento! 


Da próxima vez, colocaria um pouco mais de mozzarela de búfala. O gosto no final ficou excelente de qualquer maneira.

3)      Raviolis de Burrata com Molho de Shimeji e Funghi
Esse prato foi inspirado no prato do Gero, restaurante no Rio criado pelo Chef Salvatore Loi. No Gero, o prato se chama Ravioli com Recheio de Burrata e Molho de Porcini Fresco. Mudei um pouco o molho do Gero, usando Shimeji e Funghi além de usar a receita da massa caseira da minha família que já postei aqui no blog anteriormente.
A receita segue abaixo:

Massa
500g de farinha de trigo
4 ovos
um pouco de água morna
Sal a gosto

Misture bem até obter uma massa homogênea, passe no rolo de massa até ter uma massa de aproximadamente 2mm. Recheie com a burrata temperada que segue abaixo e corte com uma forma para ravióli, se não tiver uma utilize uma faca mesmo, mas tenha certeza de que os raviólis estão bem fechados para que não abram durante o cozimento. Veja as fotos abaixo.



Recheio
400g de burrata
100g de queijo tipo Grana Padano
5g de folhas pequenas e inteiras de manjericão
Sal e Pimenta do Reino a gosto

Com uma faca corte a burrata em pedaços não muito pequenos e tempere misturando o queijo, manjericão, sal e pimenta. Cubra com filme e reserve na geladeira por uma hora. Utilize para rechear a massa acima.

Molho

Azeite
3 dentes de alho picados
200g de cogumelos tipo Shimeji frescos
50g de Funghi Secchi – usei os desidratados
100ml do líquido de reidratação dos funghi secchi
150ml de creme de leite fresco
10g de salsinha picada
5g de folhas de manjericão inteiras

Reidrate os cogumelos deixando em água. Deixe os cogumelos na água por 10 minutos e depois ferva os mesmos nessa água. Reserve o caldo resultado dessa fervura para utilizar no molho. Corte os cogumelos e reserve. Corte também os shimejis frescos removendo o talo que normalmente é mais duro.

Coloque numa panela (pode ser uma frigideira funda) o azeite suficiente para cobrir o fundo. Refogue o alho, adicione os cogumelos. Após refogar os cogumelos acrescente o líquido da reidratação deixe reduzir pela metade aproximadamente. Acrescente o creme de leite e deixe reduzir mais um pouco. Finalize com a salsinha picada e o manjericão.

Cozinhe os raviólis em água fervente e acrescente o molho num prato. Decorei com um pedacinho de orégano fresco. Veja as fotos abaixo.



Espero que aproveitem e repitam em casa!!! Aqui o menu foi 99.99% aprovado!!!

Abraços e até a próxima! 

domingo, 24 de junho de 2012

Risotto de Camarão com Shitake

Olá, 


Vamos a receita do final de semana... um Risotto de Camarão com Shitake. A receita básica de risotto foi extraída de vários livros e eu adaptei um pouco até chegar nesta receita que vou postar aqui. 


Risotto de Camarões com Shitake
Fazer risotto na minha opinião é uma arte e atingir o cozimento correto do grão associado à consistência correta exige atenção e paciência na cozinha. Vou tentar descrever aqui exatamente o que faço em casa.  


Para o risotto de hoje utilizei o caldo de galinha pronto dissolvido em água. Porém todos os outros risottos que fiz utilizei meu próprio caldo de frango feito em casa. O única coisa que acho que deve-se tomar cuidado é com a quantidade de sal do caldo de galinha pronto. Fora esse detalhe não senti tanta diferença no resultado final. 


Caso queiram fazer o caldo em casa, sugiro a seguinte receita: 



1kg de pedaços de frango com osso
2 talos de aipo com folhas, cortado em pedaços
2 cenouras médias, cortadas em pedaços
2 cebolas médias, cortadas em 4
2 alhos (cortados ao meio)
2 folhas de louro
1/2 colher de chá de alecrim seco, moído
1/2 colher de chá de tomilho seco
8 a 10 grãos de pimenta inteiros (pode ser da preta, branca ou rosa)
2 litros de água fria




Coloque todos os ingredientes em uma panela de sopa. Lentamente, deixe ferver. Remova a espuma que se forma com uma escumadeira. Cubra e deixe cozinhar por 2 horas.
Reseve o frango. Remova a carne dos ossos. Descarte os ossos e reserve a carne para outro uso. Coe o caldo e separe todos os legumes e temperos. Leve à geladeira por 8 horas ou durante a noite. Remova a gordura da superfície. 



Vamos então aos ingredientes para o risotto: 


Para a base do risotto: 


1) 2 xícaras de arroz para risotto (eu normalmente uso o carnaroli)
2) 1 cebola média picada
3) 2 colheres de chá de alho picado
4) 200ml de vinho branco 
5) 8 conchas de sopa de caldo de frango


Numa panela grande refoque na manteiga a cebola e o alho até que fiquem translúcidos. Adicione o arroz, e deixe refogar por aproximadamente 5 minutos. Regue com o vinho branco e reduza. Acrescente 2 conchas de caldo de frango e reduza até secar. Não pare de mexer. Continue o mesmo procedimento com o caldo de frango, colocando uma concha de cada vez, até completar as 6 restantes.  


Para finalizar o risotto: 


1) Aprox. 1 kg de camarões cinza limpos 
2) 400g de shitakes
3) 2 colheres de sopa de manteiga 
4) Queijo Parmesão a gosto 
5) 1 colher de chá de salsa e cebolinha bem picadas


Cozinhe os camarões no caldo de galinha por 3 ou 4 minutos, retire-os e reserve. Corte os shitakes em tiras e refoque por 5 min em um pouco de manteiga. 


Depois que tiver com a base do risotto pronta (após ter adicionado todas as conchas de caldo), adicione os camarões que devem estar já cozidos, o shiitake e a salsa e cebolinha. Adicione 2 colheres de manteiga e parmesão a gosto (eu normalmente ralo o parmesão sobre a panela até cobrir o risotto com uma fina camada - acho que essa quantidade é ideal). Misture até obter uma consistência cremosa e até que o parmesão tenha derretido e se incorporado ao risotto. 


Bem amigos é isso aí, se não der certo na primeira não desanime... eu levei algum tempo até acertar a base do risotto, depois que acertar a base, o resto é muito simples. 


Divirtam-se e bón apetit! 




Risotto na panela fazendo a finalização
Finalizando na panela
Risotto finalizado





segunda-feira, 11 de junho de 2012

Dia dos Namorados Especial - Fettuccelle ao Molho Branco de Alho Poró, Cogumelos e Salmão Defumado

Olá para todos, 


Infelizmente o MBA e o trabalho não tem me deixado postar muito. Como nesse final de semana tive que antecipar a comemoração do Dias dos Namorados com a Carolzinha porque vou estar viajando a trabalho nos próximos dias... segue uma receita quentinha do forno da nossa cozinha. 


A receita é super simples, fácil e rápida de preparar para esta comemoração no meio da semana. A inspiração veio do Claude Troigros, apesar de ter feito algumas mudanças à receita. 


O nome da receita é Fettuccelle ao Molho Branco de Alho Poró, Cogumelos e Salmão Defumado. 



Ingredientes para a massa:



300g de massa cozida al dente (usei uma massa pronta que parece caseira da DeCecco - mas pode ser um spaghetti também)
Manteiga 

Cozinhe a massa al dente na água fervente com sal. 


Ingredientes para o molho: 

2 colheres de sopa de azeite
1 cebola roxa cortada em cubos
2 colheres de alho picado 
Meio alho poró picado 
10 cogumelos Paris grandes cortados em 4 pedaços
4 colheres de sopa de requeijão
500ml de creme de leite 
350g de salmão defumado 
Sal e Pimenta 

Como preparar:

1) Refogue a cebola, alho e alho poró no azeite em panela com tampa. 
2) Juntes os cogumelos e deixe perder um pouco de água por 5 minutos com a panela tampada. 
3) Adicione o creme de leite e o requeijão e reduza até aveludar. Para saber o ponto certo do molho passe uma colher no creme, se o molho nao estiver caindo é porque já está pronto. 

Refogado já com creme de leite

Redução até o molho aveludado - quase pronto

4) Desligue o fogo e adicione o salmão defumado cortado em tamanho médio e deixe tampado por 5 minutos. 
5) Como o salmão já é salgado, experimente antes de adicionar mais sal e pimenta a seu gosto. 
6) Numa panela derreta um pouco de manteiga, adicione a massa cozida e depois o molho por cima. 
7) Adicione parmesão a gosto quando decorar!!! 

É isso aí... e o resultado final é o seguinte: 



Sugiro um bom vinho italiano para acompanhar, pode ser um Chianti ou um Valpolicella. 

Bon apetit e bom dia dos namorados! 

Até a próxima 




sábado, 24 de março de 2012

Gourmet Burger da Casa

Bom dia!!! 


Estou postando hoje como prometido o Burger Gourmet que fizemos ontem aqui em casa.


Eu normalmente prezo por três coisas ao cozinhar. São elas 1) a simplicidade, 2) praticidade e 3) qualidade dos ingredientes, não necessariamente nessa ordem de importância. 


Sendo assim, esse hamburger não tem nada de extraordinário, é extremamente simples de ser feito e tem um sabor absolutamente incrível. 


Vamos aos ingredientes (quantidade aprox. para 2 burgers): 


1) Aprox. 500g de carne moída - usamos de lagarto plano, mas podem usar outras como miolo de alcatra ou até mesmo picanha. 
2) salsinha picada a gosto
3) sal e pimenta a gosto
4) duas cebolas médias picadas
5) 100g de cheddar inglês
6) azeitonas pretas sem caroço e fatiadas
7) molho de vinagre balsâmico reduzido 
8) folhas de rúcula
9) 1 tomate em rodelas
10) 2 pães de hamburger


Para preparar os burgers, coloque a carne moída numa tigela de inox e acrescente uma cebola média picada, a salsinha picada e o sal e a pimenta. Misture tudo e faça seus burgers com as mãos. Quem gosta de burgers mais altos e maiores (meu caso) pode fazê-los com aproximadamente 200 a 250 gramas, quem gosta de burgers mais finos podem fazer com o que os americanos e ingleses chamam de quarter pound, que é mais ou menos um quarto da libra-peso, aproximadamente 125g. 


Essa é a cara deles antes de irem parar na panela: 




Enquanto fritamos os burgers, em uma panela separada e preferencialmente anti-aderente colocamos um pouco de azeite e a outra cebola picada para dourar. Quando terminar de dourar, acrescente o cheddar para derreter junto com a cebola. 


Agora com tudo pronto é só montar seu burger. Colocamos sobre o pão o burger frito e sobre este o molho de cheddar, cebola, azeitonas e regamos com um pouco de molho de balsâmico reduzido, para terminar um pouco de salada de rúcula ao lado. 


Da próxima vez, vamos usar a churrasqueira para preparar os burgers, aguardem o novo post. 


Espero que gostem dessa receita e aproveitem em casa. 


Abraços e até a próxima!





Molho reduzido de balsâmico - pronto para ser usado























domingo, 18 de março de 2012

Spaghetti Nero di Seppia com Molho de Frutos do Mar no Saquê

Olá para todos,
Depois de algum tempo sem postar nada, volto eu aqui com uma nova receita que fizemos no final de semana que ficamos em casa.
A receita que escolhemos foi uma massa negra, que normalmente combina muito bem com um molho de frutos do mar variado. Como não estávamos na disposição de ir na peixaria, optamos por comprar camarão congelado e anéis de lula também congelados. 

Deixamos descongelar enquanto fazíamos outros preparativos. Vou colocar os ingredientes que utilizamos logo abaixo e depois explico como fizemos a receita. O mais difícil dessa receita é achar o ponto de cozimento do camarão e o da lula, pois eles têm tempo de cozimento diferentes.

Ingredientes:
  • 300g de anéis de lula congelados,
  • 300g de camarões médios congelados,
  • Suco de 5 limões,
  • Azeite,
  • Aprox. 50g de aipo picado,
  • 5 dentes de alho picados,
  • Aprox. 150ml de saque
  • 1 cebola média picada,
  • salsa e cebolinha picadas,
  • Aprox. 50g de alho poró cortados em rodelas bem finas,
  • 300g de spaghetti Nero di Seppi,
  • Sal e pimenta a gosto,
  • Lascas de parmesão para decoração.
Vamos ao preparo... Depois de algumas discussões em casa sobre como iríamos fazer o prato e depois de checar em diversos sites e livros sobre o tempo do cozimento da lula e do camarão, esse foi o passo a passo que usamos:
  1. Deixamos o camarão e a lula descongelar,
  2. Colocamos a lula e o camarão no suco de limão com um pouco de sal e pimenta,
  3. Picamos alho, cebola, aipo e alho poró,
  4. Numa panela grande colocamos o azeite até cobrir seu fundo,
  5. Refogamos o alho, cebola, alho poró e o aipo,
  6. Adicionamos os anéis de lula e refogamos um pouco,
  7. Ao mesmo tempo, aferventamos os camarões em àgua com salsa e cebolinha e alho poró, retiramos os camarões e reservamos a água para usar no molho,
  8. Adicionamos ao refogado da lula, o saquê e aproximadamente 200ml da àgua que cozinhamos os camarões, deixamos cozinhar por 25 minutos,
  9. 5 minutos antes de terminar o cozimento da lula (que de acordo com as fontes que consultamos seria de 25 min, como mencionamos acima) adicionamos os camarões que tinhamos reservados e um pouco de salsa e cebolinhas picadas,
  10. Depois desses 5 minutos, interrompemos o cozimento do molho.
  11. Cozinhamos o spaghetti Nero di Seppia em água fervente com sal por aproximadamente 11 minutos conforme instrução do produtor da massa ou até que fique "al dente".
  12. Finalizamos o parto com lascas de parmesão e uma ponta de cebolinha.

Lulas e camarões

Aferventando os camarões

Refogando os anéis de lula

Reservamos os camarões

Adicionamos o saque e o caldo de camarões

Adicionamos os camarões 5 minutos antes de terminar o cozimento

Spaghetti que utilizamos



O prato ficou muito bom, porém o ponto do camarão não ficou muito bom. Talvez o erro tenho sido cozinhá-los antes. A lula ficou no ponto certo. A solução para isso talvez seja fazer um caldo de peixe separado para usar no molho ao invés da água do cozimento do camarão e colocar os camarões diretamente no molho antes de terminar o cozimento das lulas.
Bem espero que gostem dessa receita e não cometam o mesmo erro. Da próxima vez irei usar o caldo de peixe para o molho e ver se os camarões ficarão no ponto certo.
O prato finalizado vocês podem ver abaixo. Até a próxima!


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Quiche de Queijo Feta com Espinafre a La Mario :)

Olá, 

Há tempos não escrevo, resolvi postar algo hoje pois ontem a noite acabei indo parar rapidamente na cozinha para preparar algo para a semana. 

Passei essas últimas semanas viajando a trabalho e por isso não tive a oportunidade de postar nada. Minha viagem me inspirou a preparar algo mais japonês para o próximo post! :) Aguardem! 

Bem vamos ao que fizemos ontem! A quiche de queijo feta com espinafre a la Mario... 

Essa combinação de espinafre com feta é simplesmente sensacional. O queijo feta é um queijo coalhado típico da Grécia, feito tradicionalmente com leite de cabra e de ovelha. O feta é um queijo envelhecido, comumente produzido em blocos, com uma textura levemente granulada. Normalmente é servido como queijo de mesa, em saladas, empadas, tortas e outros alimentos assados, em especial aqueles com massas folhadas - como o spanakopita grego ("torta de espinafre"). 

Na realidade é uma boa substituição para a ricota pois é um queijo mais rico em sabor. Como já postei aqui fizemos um ravioli de ricota e espinafre. 



Vamos aos ingredientes: 

Para a massa: 

1. 1 xícara de farinha de trigo
2. 150g de manteiga 
3. 2 gemas
4. Sal a gosto

Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea, deixe descansar por alguns minutos. Estique sobre uma forma para empadas ou quiche e faça furos com um garfo. Pré asse a mesma por 10 min em fogo médio no forno. 

Para o recheio: 

1. 2 molhos de espinafre (eu acho que devo usar mais ou menos uns 250g de espinafre já sem água), 
2. 150g de queijo feta ralado
3. 50 ou 70g de queijo minas (como foi feito no olho... acho que foi mais menos isso que usamos)
4. 150g de creme de leite fresco
5. 4 ovos
6. um pouco de queijo parmesão
7. sal e pimenta a gosto

Cozinhe por alguns minutos o espinafre e retire toda a água dele. Pique e reserve. 

Rale o queijo feta e o queijo minas, coloque numa vasilha e junte o creme de leite fresco, os ovos, o espinafre picado e tempere a gosto. Misture bem. 

Despeje essa mistura sobre a massa pré assada, cubra com um pouco de parmesão e leve ao forno por aproximadamente mais 35 minutos. Cheque com um garfo se o recheio já está cozido (finque um garfo e se ele sair sem nada grudado, isso é um bom sinal de que já está cozido - ao mesmo tempo cheque a firmeza da quiche, se ela estiver muito molenga ainda é sinal que não está pronta ainda). 

O queijo minas dá um toque diferente e deixa a quiche bem cremosa e leve. Se não quiser usar queijo feta que normalmente não é um queijo barato, pode usar só queijo minas ou só ricota ou ricota e queijo minas. 

Espero que gostem! Vejam as fotos abaixo do nosso produto final :)

Até a próxima

Quiche ainda desenformada


Resultado final


Experimentando o resultado!!!! 








segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O fim da faca de cerâmica

Olá,

 

Algumas pessoas pediram que eu postasse aqui mais detalhas da faca de cerâmica que ganhei. Pois bem, a história não é muito feliz...

 

Alguns dia depois que ganhei a faca resolvi usá-la. Fui cortar cebolas apara algum prato do dia-a-dia. ELA SIMPLESMENTE SE QUEBROU NA MINHA MÃO!!!!! Fiquei com o cabo na mão e com a lâmina fincada na cebola.

 

Não satisfeito com a qualidade a faca fui até a Spicy onde a faca foi adquirida para reclamar.  A princípio a gerente falou que teria que averiguar com a matriz em São Paulo. Levei duas semanas para ter um retorno, mas no final a história foi mais feliz e aprovaram a troca da mercadoria. Parabéns para a Spicy!!! Para quem não conheçe ótimo lugar para comprar seua equipamentos de cozinha!!! 

 

Final da história... Troquei por uma outra faca da marca do Jamie Oliver... Desta vez de aço. De qualquer maneira, minha desistência da faca de cerâmica é provisória e devo experimentar outra marca em breve.

 

Até lá.

 

Abraços

Post de férias!

Olá leitores do Trying Testing Tasting,

 

Eu e Carol resolvemos tirar umas férias e por isso não vou cozinhar essa semana... Mas de qualquer maneira resolvemos postar algumas das delícias que estamos saboreando em Alagoas, mais especificamente na Pousada da Amendoeira em São Miguel dos Milagres. A pousadinha é linda e fica no meio do nada, mas de frente para a Praia do Toque, que é linda e intocada :)

 

Ontem a noite não estávamos com muita fome porque tínhamos comido um bom aperitivo quando chegamos na pousada. Mas entramos no restaurante com o intuito de beber alguma coisa e fomos surpreendidos pela entradinha surpresa que a Pousada prepara toda noite. Vejam a foto abaixo.

 

 

 

Super simples e delicioso. Rodelas de beringela, abobrinha, tomate e cebola grelhadas com queijo coalho também grelhado regado com pesto caseiro. O resultado é uma entradinha super leve e saborosa, que nos abriu o apetite. Acabamos dividindo um prato com uma garrafa de vinho.

 

Escolhemos de jantar algo leve também. O prato é um Peixe ao Mediterrâneo que segue a linha da entrada de simples e saboroso. A foto está aí abaixo e se trata de um peixe fresco grelhado deitado em cama de rúcula com berinjelas grelhadas e tomates secos e uma boa porção de azeitonas pretas por cima. Sensacional, leve e delicioso.

 

 

Acho que devemos fazer outro post essa semana porque o cardápio daqui tem muitas coisas que devem ser saboreadas. Fica a dica da pousada http://www.pdamendoeira.com.br

 

Abraços e até a próxima.

 

 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Linguine Piccole no Camarão e Alho Poró

Olá pessoal,

Desculpem a ausência no blog... mas início de ano é meio complicado para qualquer um. Vamos ao menu de hoje. Estamos em casa porque é feriado no Rio e resolvemos fazer um almoço light... Depois de pensar no que cozinhar nesse calor do Rio, resolvemos tentar uma receita nova e acabamos decidindo em fazer uma massa mais leve, sem muitos molhos e surgiu então o Linguine Piccole no Camarão ao Alho Poró.

A receita é simples e foi feita no olho, mas vou postar aqui mais ou menos as quantidades que foram usadas.

Ingredientes:

1)      500g camarão cinza médio,
2)      6 dentes de alho
3)      Metade de um alho poró
4)      Azeite
5)      Um pouco de cebolinha
6)      1 copo de 200ml de vinho branco
7)      Sal e pimenta do reino para dar uma temperada nos camarões (a gosto)

Como preparar:

Depois de limpar bem os camarões e deixá-los de molho em um pouco de suco de limão, preencha o fundo da panela com azeite e faça um refogado com os dentes de alho picados. Acrescente o camarão e deixe cozinhar um pouco. Acrescente um pouco de alho poró e depois reduza com o vinho branco em fogo médio. Pronto, para o molho é isso.





Cozinhe o linguine e acrescente ele a panela do molho ainda quente. Dê uma boa misturada de leve sem machucar a massa e os camarões.

Para decorar, use um pouco do alho poró fresco que sobrou e algumas lascas de parmesão. Ficou uma delícia!!! Vejam aí o resultado final:




Sirva com um bom vinho branco gelado.

Aproveitem o verão aonde quer que estejam!

Abraços e até a próxima. 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O último prato de 2011!!!

Feliz Ano Novo para todos!!!! 


Hoje vou postar a última receita que fizemos em 2011... e seguindo um pouco o post do Natal, resolvemos fazer no dia 30/12 como último prato um Ravioli com Recheio de Ricota e Espinafre ao Molho de Tomate. 


A massa que usamos é basicamente a mesma do post do Natal, mas dessa vez resolvi fazer um pouco diferente e menos pois só eu e a Carol iríamos jantar... usei 3 ovos, 300g de farinha, sal e um filete de azeite. A massa ficou um pouco mais "molhada" que o normal. No Natal, ela ficou um pouco mais seca. O problema da massa ficar muito seca é que ela gruda com mais difculdade em outro pedaço de massa e os raviolis quando fervidos podem se abrir. Dessa última vez como ela ficou mais úmida, fica mais elástica e mais difícil de ser manuseada na máquina. 


Para o recheio, eu usei o seguinte: 


i) 3/4 de Ricota
ii) 2 molhos de espinafre
iii) Noz Moscada a gosto
iv) 1 ovo
v) Sal e Pimenta a gosto


Para preparar o recheio é simples, dê uma fervura nas folhas do espinafre (eu só uso as folhas) e depois esprema até que toda a água do espinafre seja removida, ou pelo menos, boa parte dela. No final vocês deverão ter apenas uma "bolinha de tênis" de espinafre. Pique esse espinafre bem pequeno. Em uma vasilha, misture a ricota, o espinafre picado, a noz moscada, sal, pimenta e o ovo. Com as mãos, misture bem e experimente até acertar os temperos, principalmente  a noz moscada. 


O processo de preparar os raviolis é o mesmo utilizando a ravioleira. Depois de prontos, eu normalmente coloco na geladeira para que eles sequem um pouco e fique mais fácil de quebrá-los antes de cozinhar em água quente. 


Para o molho de tomate, essa é uma receita minha que normalmente fica muito boa, se sobrar pode congelar e sempre que for fazer uma massa em casa pode utilizar. 


Os ingredientes são : 


i) 5 tomates italianos bem maduros. 
ii) 1 lata de Pomodori Pellati 
iii) 1/2 vidro de Passata de Tomate. 
iv) 1 cebola grande picada 
v) Manjericão fresco a gosto
vi) Azeite
vii) Uma pitada de açucar
viii) Sal a gosto


Faça um refogado de azeite com a cebola, acrescente os tomates italianos, depois de batê-los no liquidificador e refoque mais um pouco. Adicione a passata, os pomodori pellati, o majericão, sal e açúcar. 


Deixe reduzir em fogo baixo até aproximadamente a metade do volume. Enquanto isso deixe água com sal fervendo em outra panela para cozinhar os raviolis. Sirva os raviolis com o molho assim que retirá-los da água. 


O resultado final está aí abaixo. 



Meu comentário final desse prato é o seguinte. O recheio de ricota com espinafre se perdeu um pouco, pois o molho de tomate tem um gosto mais predominante no prato. Da próxima vez que eu fizer vou fazer apenas um recheio simples de ricota ou mozzarela de bufala e o molho de tomate. Se fizer o ravioli acima, eu sugiro um molho bem simples de manteiga e queijo parmesão. 


Espero que esse post seja útil para todos. 


Até a próxima.