Depois de algum tempo sem postar nada, volto eu aqui com uma nova receita que fizemos no final de semana que ficamos em casa.
A receita que escolhemos foi uma massa negra, que normalmente combina muito bem com um molho de frutos do mar variado. Como não estávamos na disposição de ir na peixaria, optamos por comprar camarão congelado e anéis de lula também congelados.
Deixamos descongelar enquanto fazíamos outros preparativos. Vou colocar os ingredientes que utilizamos logo abaixo e depois explico como fizemos a receita. O mais difícil dessa receita é achar o ponto de cozimento do camarão e o da lula, pois eles têm tempo de cozimento diferentes.
Ingredientes:
- 300g de anéis de lula congelados,
- 300g de camarões médios congelados,
- Suco de 5 limões,
- Azeite,
- Aprox. 50g de aipo picado,
- 5 dentes de alho picados,
- Aprox. 150ml de saque
- 1 cebola média picada,
- salsa e cebolinha picadas,
- Aprox. 50g de alho poró cortados em rodelas bem finas,
- 300g de spaghetti Nero di Seppi,
- Sal e pimenta a gosto,
- Lascas de parmesão para decoração.
Vamos ao preparo... Depois de algumas discussões em casa sobre como iríamos fazer o prato e depois de checar em diversos sites e livros sobre o tempo do cozimento da lula e do camarão, esse foi o passo a passo que usamos:
- Deixamos o camarão e a lula descongelar,
- Colocamos a lula e o camarão no suco de limão com um pouco de sal e pimenta,
- Picamos alho, cebola, aipo e alho poró,
- Numa panela grande colocamos o azeite até cobrir seu fundo,
- Refogamos o alho, cebola, alho poró e o aipo,
- Adicionamos os anéis de lula e refogamos um pouco,
- Ao mesmo tempo, aferventamos os camarões em àgua com salsa e cebolinha e alho poró, retiramos os camarões e reservamos a água para usar no molho,
- Adicionamos ao refogado da lula, o saquê e aproximadamente 200ml da àgua que cozinhamos os camarões, deixamos cozinhar por 25 minutos,
- 5 minutos antes de terminar o cozimento da lula (que de acordo com as fontes que consultamos seria de 25 min, como mencionamos acima) adicionamos os camarões que tinhamos reservados e um pouco de salsa e cebolinhas picadas,
- Depois desses 5 minutos, interrompemos o cozimento do molho.
- Cozinhamos o spaghetti Nero di Seppia em água fervente com sal por aproximadamente 11 minutos conforme instrução do produtor da massa ou até que fique "al dente".
- Finalizamos o parto com lascas de parmesão e uma ponta de cebolinha.
Lulas e camarões |
Aferventando os camarões |
Refogando os anéis de lula |
Reservamos os camarões |
Adicionamos o saque e o caldo de camarões |
Adicionamos os camarões 5 minutos antes de terminar o cozimento |
Spaghetti que utilizamos |
O prato ficou muito bom, porém o ponto do camarão não ficou muito bom. Talvez o erro tenho sido cozinhá-los antes. A lula ficou no ponto certo. A solução para isso talvez seja fazer um caldo de peixe separado para usar no molho ao invés da água do cozimento do camarão e colocar os camarões diretamente no molho antes de terminar o cozimento das lulas.
Bem espero que gostem dessa receita e não cometam o mesmo erro. Da próxima vez irei usar o caldo de peixe para o molho e ver se os camarões ficarão no ponto certo.
O prato finalizado vocês podem ver abaixo. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário