Translate this blog into any language...

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O fim da faca de cerâmica

Olá,

 

Algumas pessoas pediram que eu postasse aqui mais detalhas da faca de cerâmica que ganhei. Pois bem, a história não é muito feliz...

 

Alguns dia depois que ganhei a faca resolvi usá-la. Fui cortar cebolas apara algum prato do dia-a-dia. ELA SIMPLESMENTE SE QUEBROU NA MINHA MÃO!!!!! Fiquei com o cabo na mão e com a lâmina fincada na cebola.

 

Não satisfeito com a qualidade a faca fui até a Spicy onde a faca foi adquirida para reclamar.  A princípio a gerente falou que teria que averiguar com a matriz em São Paulo. Levei duas semanas para ter um retorno, mas no final a história foi mais feliz e aprovaram a troca da mercadoria. Parabéns para a Spicy!!! Para quem não conheçe ótimo lugar para comprar seua equipamentos de cozinha!!! 

 

Final da história... Troquei por uma outra faca da marca do Jamie Oliver... Desta vez de aço. De qualquer maneira, minha desistência da faca de cerâmica é provisória e devo experimentar outra marca em breve.

 

Até lá.

 

Abraços

Post de férias!

Olá leitores do Trying Testing Tasting,

 

Eu e Carol resolvemos tirar umas férias e por isso não vou cozinhar essa semana... Mas de qualquer maneira resolvemos postar algumas das delícias que estamos saboreando em Alagoas, mais especificamente na Pousada da Amendoeira em São Miguel dos Milagres. A pousadinha é linda e fica no meio do nada, mas de frente para a Praia do Toque, que é linda e intocada :)

 

Ontem a noite não estávamos com muita fome porque tínhamos comido um bom aperitivo quando chegamos na pousada. Mas entramos no restaurante com o intuito de beber alguma coisa e fomos surpreendidos pela entradinha surpresa que a Pousada prepara toda noite. Vejam a foto abaixo.

 

 

 

Super simples e delicioso. Rodelas de beringela, abobrinha, tomate e cebola grelhadas com queijo coalho também grelhado regado com pesto caseiro. O resultado é uma entradinha super leve e saborosa, que nos abriu o apetite. Acabamos dividindo um prato com uma garrafa de vinho.

 

Escolhemos de jantar algo leve também. O prato é um Peixe ao Mediterrâneo que segue a linha da entrada de simples e saboroso. A foto está aí abaixo e se trata de um peixe fresco grelhado deitado em cama de rúcula com berinjelas grelhadas e tomates secos e uma boa porção de azeitonas pretas por cima. Sensacional, leve e delicioso.

 

 

Acho que devemos fazer outro post essa semana porque o cardápio daqui tem muitas coisas que devem ser saboreadas. Fica a dica da pousada http://www.pdamendoeira.com.br

 

Abraços e até a próxima.

 

 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Linguine Piccole no Camarão e Alho Poró

Olá pessoal,

Desculpem a ausência no blog... mas início de ano é meio complicado para qualquer um. Vamos ao menu de hoje. Estamos em casa porque é feriado no Rio e resolvemos fazer um almoço light... Depois de pensar no que cozinhar nesse calor do Rio, resolvemos tentar uma receita nova e acabamos decidindo em fazer uma massa mais leve, sem muitos molhos e surgiu então o Linguine Piccole no Camarão ao Alho Poró.

A receita é simples e foi feita no olho, mas vou postar aqui mais ou menos as quantidades que foram usadas.

Ingredientes:

1)      500g camarão cinza médio,
2)      6 dentes de alho
3)      Metade de um alho poró
4)      Azeite
5)      Um pouco de cebolinha
6)      1 copo de 200ml de vinho branco
7)      Sal e pimenta do reino para dar uma temperada nos camarões (a gosto)

Como preparar:

Depois de limpar bem os camarões e deixá-los de molho em um pouco de suco de limão, preencha o fundo da panela com azeite e faça um refogado com os dentes de alho picados. Acrescente o camarão e deixe cozinhar um pouco. Acrescente um pouco de alho poró e depois reduza com o vinho branco em fogo médio. Pronto, para o molho é isso.





Cozinhe o linguine e acrescente ele a panela do molho ainda quente. Dê uma boa misturada de leve sem machucar a massa e os camarões.

Para decorar, use um pouco do alho poró fresco que sobrou e algumas lascas de parmesão. Ficou uma delícia!!! Vejam aí o resultado final:




Sirva com um bom vinho branco gelado.

Aproveitem o verão aonde quer que estejam!

Abraços e até a próxima. 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O último prato de 2011!!!

Feliz Ano Novo para todos!!!! 


Hoje vou postar a última receita que fizemos em 2011... e seguindo um pouco o post do Natal, resolvemos fazer no dia 30/12 como último prato um Ravioli com Recheio de Ricota e Espinafre ao Molho de Tomate. 


A massa que usamos é basicamente a mesma do post do Natal, mas dessa vez resolvi fazer um pouco diferente e menos pois só eu e a Carol iríamos jantar... usei 3 ovos, 300g de farinha, sal e um filete de azeite. A massa ficou um pouco mais "molhada" que o normal. No Natal, ela ficou um pouco mais seca. O problema da massa ficar muito seca é que ela gruda com mais difculdade em outro pedaço de massa e os raviolis quando fervidos podem se abrir. Dessa última vez como ela ficou mais úmida, fica mais elástica e mais difícil de ser manuseada na máquina. 


Para o recheio, eu usei o seguinte: 


i) 3/4 de Ricota
ii) 2 molhos de espinafre
iii) Noz Moscada a gosto
iv) 1 ovo
v) Sal e Pimenta a gosto


Para preparar o recheio é simples, dê uma fervura nas folhas do espinafre (eu só uso as folhas) e depois esprema até que toda a água do espinafre seja removida, ou pelo menos, boa parte dela. No final vocês deverão ter apenas uma "bolinha de tênis" de espinafre. Pique esse espinafre bem pequeno. Em uma vasilha, misture a ricota, o espinafre picado, a noz moscada, sal, pimenta e o ovo. Com as mãos, misture bem e experimente até acertar os temperos, principalmente  a noz moscada. 


O processo de preparar os raviolis é o mesmo utilizando a ravioleira. Depois de prontos, eu normalmente coloco na geladeira para que eles sequem um pouco e fique mais fácil de quebrá-los antes de cozinhar em água quente. 


Para o molho de tomate, essa é uma receita minha que normalmente fica muito boa, se sobrar pode congelar e sempre que for fazer uma massa em casa pode utilizar. 


Os ingredientes são : 


i) 5 tomates italianos bem maduros. 
ii) 1 lata de Pomodori Pellati 
iii) 1/2 vidro de Passata de Tomate. 
iv) 1 cebola grande picada 
v) Manjericão fresco a gosto
vi) Azeite
vii) Uma pitada de açucar
viii) Sal a gosto


Faça um refogado de azeite com a cebola, acrescente os tomates italianos, depois de batê-los no liquidificador e refoque mais um pouco. Adicione a passata, os pomodori pellati, o majericão, sal e açúcar. 


Deixe reduzir em fogo baixo até aproximadamente a metade do volume. Enquanto isso deixe água com sal fervendo em outra panela para cozinhar os raviolis. Sirva os raviolis com o molho assim que retirá-los da água. 


O resultado final está aí abaixo. 



Meu comentário final desse prato é o seguinte. O recheio de ricota com espinafre se perdeu um pouco, pois o molho de tomate tem um gosto mais predominante no prato. Da próxima vez que eu fizer vou fazer apenas um recheio simples de ricota ou mozzarela de bufala e o molho de tomate. Se fizer o ravioli acima, eu sugiro um molho bem simples de manteiga e queijo parmesão. 


Espero que esse post seja útil para todos. 


Até a próxima.