Translate this blog into any language...

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Fugindo dos Ovos Mexidos... O Omelete de Cogumelos

Fiz essa receita num café da manhã em algum dia de 2011 (não lembro quando). Queria fazer um café da manhã diferente e fugir do simples omelete ou de ovos mexidos como vínhamos fazendo há um tempo nos domingos de brunch. A receita é do Chef Michel Roux, com um toque meu.  

Aí vai a receita do mestre Roux, depois no preparo falo onde alterei a receita:
Ingredientes
i)        2 colheres de sopa de  manteiga
ii)      2 - 3 ovos
iii)    100 gramas de cogumelos Paris, fatiados
iv)    1/4 molho de salsinha picada
v)      Sal e pimenta, a gosto

Preparo

Para preparar os cogumelos, salteie os mesmos numa frigideira pequena com a manteiga e adicione  um pouco de sal e a  salsinha picada à mistura. Assim que a água, que os cogumelos soltarem, secar eles estarão prontos.
Para preparar a omelete, bata os ovos com sal e pimenta. Nessa parte, eu acrescento uma colher de creme de leite (pode ser o fresco ou o de caixinha). O creme de leite vai dar  leveza para a omelete. Esquente outra frigideira pequena antiaderente e quando ela estiver quente passe um pouco de manteiga no fundo. Coloque os ovos batidos e cozinhe por 5-10 segundos ou ate a mistura que fique bem firme no fundo. Comece a raspar as bordas em direção ao centro  para deixar o omelete solto e para que fique mais fácil virar. Acrescente os cogumelos salteados no meio da omelete e vire metade dele sobre a outra metade. Cozinhe por mais algum tempo ate adquirir a consistência da sua preferência e sirva. 

Para fazer uma omelete mais mole cozinhe por 1 minuto. Para uma omelete mais firme 1 ½ minuto e para um omelete mais bem passado aproximadamente 2 minutos.

Descrito acima parece fácil, mas a verdade é uma só, não é tão fácil controlar temperatura, ovos, panela etc. Eu acho inclusive que omelete é uma arte à parte na culinária. Mas com a prática, acho que podemos chegar a perfeição. Esse prato tem sido bastante feito lá em casa sempre que tenho alguns cogumelos Paris sobrando na geladeira. 

Servi com croissants, mini francês com queijo e para acompanhar um pouco de cream cheese e tomates-cereja. A decoração é por conta de cada um. Se sobrar um pouco de cogumelos salteados, coloque-os sobre a omelete como fiz também. A minha decoração também levou pequenas rodelinhas de alho-poró sobre a omelete. 

Esse prato faz uma diferença ao ser levado como café na cama!!!  Vejam o resultado final abaixo e aproveitem.



Um comentário: