Translate this blog into any language...

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Primeiro post :) Gnocchi de Batata com Tomates-Cereja e Rúcula!

Olá, esta é a minha primeira experiência com blogs. Até alguns dias atrás eu era apenas um leitor da internet. Agora, eu estou tentando deixar a minha marca por aqui. Vou começar postando algumas receitas que tentamos, testamos e aprovamos ao longo de 2011 e assim que testarmos coisas novas vamos colocá-las intercaladas a receitas de 2011.

Muitas das receitas serão algumas combinações de receitas de alguns livros, com outros livros, com receitas de família e até mesmo de programas de TV como competições entre chefs. Sempre tentarei colocar todas as fontes utilizadas e alguns comentários de quando as preparei.

A primeira receita é de Gnocchi de Batata com Tomate-Cereja e Rúcula que preparei em casa apenas para mim e minha esposa há alguns meses atrás.

Os ingredientes são os seguintes:

i) 500g de gnocchi de batata
ii) 200g de tomates-cereja
iii) 2 dentes de alho
iv) 2 colheres de sopa de azeite
v) sal e pimenta
vi) uma pitada de açúcar
vii) 1/2 molho de rúcula
viii) queijo parmesão em lascas

Para preparar siga os seguintes passos:

1. Cozinhar os gnocchi em água fervente (tem que estar fervendo mesmo).
2. Corte os tomates ao meio.
3. Corte o alho em rodelas bem finas
4. Salteie o alho no azeite em uma frigideira grande
5. Adicione os tomates e polvilhe com sal, pimenta e a pitada de açúcar
6. Junte os gnocchi cozidos
7. Adicione a rúcula.
8. Mexa a mistura com levez ate que a rúcula fique levemente murcha.
9. Sirva imediatamente com queijo parmesão.

Para preparar os gnocchi, eu sigo uma receita de família muito simples. São 400g de farinha para 800g de batatas e sal. Cozinhe as batatas com casca. Depois de cozidas descasque-as e passe no espremedor de batatas. Em uma superfície lisa, misture a farinha ate formar uma massa com consistência boa e que não grude na mão. Se precisar adicione mais farinha aos poucos. Faça uma cobrinha, corte em quadrados que pareçam um pequeno travesseiro e passe esses pequenos travesseiros no garfo de modo que fiquem com a marca do garfo no lado de fora e com uma concavidade dentro (num próximo post vou colocar umas fotos desse procedimento). Isso ajuda os gnocchi a cozinhar. Ao colocá-los na agua fervente eles irão afundar, e quando subirem para a superfície significa que já estão bons, retire com uma escumadeira e reserve para seguir as etapas acima.

A escolha da batata para o gnocchi é fundamental e pode significar seu sucesso ou seu fracasso... até hoje não descobri uma técnica ideal para escolher batatas, mas assim que eu descobrir com certeza vou postar aqui. As batatas em teoria devem ser farinhentas e não devem conter muita água.

Algumas receitas adicionam um ovo a receita do gnocchi, mas lá em casa que eu me lembre da minha época de ajudante de cozinha não se colocava ovo e assim sigo essa tradição.

Essa receita foi retirada do livro "A Enciclopédia da Cozinha" editada por Patrik Jaros e Guenter Beer da Parragon Books.

O resultado final vocês podem ver abaixo!

Nos próximos dias vou postar outras receitas de 2011. Espero que vocês gostem do blog, comentem, critiquem, deêm sugestões e me contem também suas experiências na cozinha.


2 comentários:

  1. Bemvindo ao maravilhoso mundo dos blogs! Que voce conheca muita gente bacana e viva experiencias novas, que venham novas oportunidades e ate la seus amigos ficarao muito felizes com a parte do tasting!

    Todo sucesso pra voce!

    Mangia che te fa biene!!!!

    Beijo,
    Mi

    ResponderExcluir
  2. Oi querido,

    Parabéns pela iniciativa do blog, fico muito feliz de ver você compartilhando seu talento com o mundo!
    Boa sorte e Bom apetite :)

    Beijos,
    Isadora

    ResponderExcluir